TCE-GO
- O presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab) do Governo Caiado, Alexandre do Baldy, pode ser afastado do cargo. Isso porque o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) abriu um processo contra ele e deve recomendar seu afastamento.
- O motivo? O conselheiro da BYD dirige não só a estatal goiana, mas também o Progressistas (PP). O detalhe é que presidentes de siglas partidárias não podem presidir órgãos do Governo.
Auditoria de conformidade
- Segundo reportagem do Jornal Opção, o processo está relacionado a uma auditoria de conformidade. O relator do processo é o conselheiro Edson Ferrari, que avalia a irregularidade de Baldy estar em cargo de presidência no PP e também na Agehab.
Ligação com a BYD
- Além de acumular cargos no PP e na Agehab, Baldy também se apresenta como conselheiro da BYD, gigante chinesa dos ônibus elétricos, que alugou uma frota de ônibus para o governo Caiado por R$ 1,5 bi, com a participação direta do próprio Baldy. À época, ele inclusive participou de uma reunião com o Secretário-Geral de Governo do governo Caiado, Adriano da Rocha Lima para tratar do Eixo-Anhanguera, negociação que foi apontada como tráfico de influência.