sexta-feira , 6 março 2026
Notícias

Filho pega motocicleta escondido para ir à escola e mãe pode ir parar no xilindró em Caiapônia (GO)

Desobediência que pode custar caro

• Um menino de 10 anos foi ledo pela Polícia Militar (PM) após pegar a motocicleta da mãe escondido e ir para a escola em Caiapônia (GO). A responsável legal pode ser levada a responder criminalmente pelo ato do filho.

O caso

• Segundo o que foi informado pela PM, durante um patrulhamento policial que buscava o veículo, uma equipe localizou o menino com a motocicleta.

• Ao ser questionado, o menino relatou que pegou o veículo escondido da mãe para poder ir à escola dirigindo. Após o fato, ele foi levado até o conselho tutelar da cidade.

• Menor de 12 anos, o garoto não pode ser responsabilizado por atos infracionais que implicariam em medidas socioeducativas. Por isso, o ato pode gerar uma responsabilização criminal contra a mãe.

Legislação vigente

• Segundo a atual legislação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), caso um menor de idade seja pego dirigindo, os pais ou responsáveis podem responder administrativamente e criminalmente.

• Dois artigos presentes no CTB descrevem situações específicas na legislação. O artigo 163 fala sobre “entregar a direção a pessoa sem habilitação”, que é uma infração gravíssima com multa e retenção do veículo.

• O artigo 310, por sua vez, fala sobre “permitir ou entregar a direção a menor de idade”, o que configura crime de trânsito, com pena de seis meses a um ano ou multa.

Foto: Reprodução

Artigos relacionados

Notícias

Faltam 25 dias para o fim do governo denunciado por superfaturamento de R$ 62 milhões na compra de aduelas

• Licitação milionária suspensa Faltam 25 dias para o fim do governo...

Notícias

Engenheiro é absolvido por morte de menino que caiu de toboágua em parque de Caldas Novas

Julgamento • A Justiça de Goiás absolveu o engenheiro civil Flávio Tomaz...

Notícias

Corpo de goiana desaparecida há dois anos é encontrado em floresta no Canadá

Sumiço O corpo da goiana Letícia Alves de Oliveira, que estava desaparecida...