domingo , 20 abril 2025
Notícias

Deputado Eduardo Bolsonaro se licencia e diz que vai morar nos EUA para evitar “perseguição”

O anúncio

• O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o “03” entre os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro, anunciou nesta terça-feira (18) que vai se licenciar do mandato parlamentar e se mudar para os Estados Unidos.

• Ele justificou a decisão alegando que não quer ser “perseguido” e que vai focar em buscar “justas punições” ao ministro do STF Alexandre de Moraes e à Polícia Federal.

Contexto

• O anúncio ocorre uma semana antes do julgamento, na Primeira Turma do STF, que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado.

• Eduardo Bolsonaro também é investigado em inquéritos relacionados ao suposto atentado à soberania nacional, o que levou ao pedido de apreensão de seu passaporte pelo PT.

Comissão de Relações Exteriores

• Eduardo era o escolhido do PL para presidir a Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados. Ele anunciou que o deputado Zucco (PL-RS) assumirá o cargo em seu lugar.

• A indicação de Eduardo foi contestada por parlamentares da base governista, que temiam que ele usasse o cargo para criticar o ministro Alexandre de Moraes.

Licença temporária

• Eduardo afirmou que a licença será temporária e sem remuneração, para que ele possa se dedicar integralmente a buscar “sanções aos violadores de direitos humanos”.

• Ele não especificou por quanto tempo ficará fora do país, mas disse que teme ser preso por ordem do STF.

Artigos relacionados

Notícias

Polícia prende três jovens que planejavam transmitir assassinato de morador de rua ao vivo

Operação Desfaçatez • Três jovens foram presos no domingo (20), no Rio...

Notícias

Goiânia enfrenta caos na saúde, aponta TCM, e Mabel na Europa. É mole?

Saúde caótica • Um relatório do Tribunal de Contas dos Municípios de...

Notícias

Justiça rejeita ação da “Lava Jato do Cerrado” e defesa aponta abusos da Operação Decantação

Sem provas • A Justiça Federal julgou improcedente uma das ações por...