quarta-feira , 28 maio 2025
Notícias

PT quer cassação de Eduardo Bolsonaro após inquérito do STF

• Ação disciplinar

O líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), anunciou que apresentará uma representação no Conselho de Ética contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP), solicitando a cassação de seu mandato.

A medida foi tomada após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizar a abertura de inquérito para apurar declarações e postagens do deputado licenciado nas redes sociais.

• Campanha internacional

A iniciativa da Procuradoria-Geral da República, acolhida pelo STF, aponta que Eduardo Bolsonaro promoveu articulações com autoridades estrangeiras, especialmente nos Estados Unidos, para pedir sanções contra ministros da Corte brasileira.

O parlamentar, que está licenciado desde 20 de março, mantém interlocução com membros da direita norte-americana, como o senador Marco Rubio, e é investigado por suposta tentativa de enfraquecer instituições brasileiras.

• Alcance externo

No despacho, Moraes determinou que a Polícia Federal monitore as redes sociais do deputado e tome depoimentos dele e do ex-presidente Jair Bolsonaro, apontado como financiador da permanência do filho no exterior.

A investigação apura se houve tentativa de intimidação do Judiciário e interferência em processos em curso. Lindbergh Farias também será ouvido como autor da denúncia.

Artigos relacionados

Notícias

Auditor nacional diz que maternidades de Goiânia possuem problemas estruturais e escancara falta de gestão de Sandro Mabel

Realidade precária As declarações do diretor do DenaSUS, Rafael Bruxellas, sobre os...

Notícias

Suspensão do decreto de calamidade financeira vira pauta no plenário da Câmara Municipal de Goiânia

Debate • A sessão ordinária desta quarta-feira (28) na Câmara Municipal de...

Notícias

Militar do Exército morre em salto de paraquedas durante treinamento em Goiás

Tragédia Um militar do Exército morreu durante um salto de paraquedas na...

Notícias

PF desmonta rede que espionava autoridades sob pretexto de combater comunistas e corruptos

• Monitoramento ilegal A Polícia Federal deflagrou a quarta fase da Operação...