quinta-feira , 29 maio 2025
Notícias

Conselho de Ética analisa punição a Amauri Ribeiro por ataques a deputada

• O bicho vai pegar

O presidente do Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Charles Bento (MDB), foi designado como relator das duas representações abertas contra os deputados Amauri Ribeiro (UB) e Bia de Lima (PT), após os insultos proferidos em plenário.

Em reunião realizada nesta terça-feira (27), o colegiado optou por unificar os processos, que tratam do mesmo episódio, para análise conjunta e mais ágil.

• Suspensão

A deliberação inicial indica que o Conselho deve recomendar uma advertência escrita a Bia de Lima e, para Amauri Ribeiro, uma suspensão de 30 dias dos discursos em plenário e comissões.

O prazo regimental prevê até 90 dias úteis de tramitação, com tempo destinado à apresentação de defesa, oitivas de testemunhas e diligências, antes da votação final pelo colegiado.

• Torcidas de futebol

A tensão entre os parlamentares ultrapassou o plenário, envolvendo apoiadores nas galerias da Casa, como se fosse um clássico do futebol, com direito a faixas, cartazes e vaias; o que levou ao encerramento da sessão por questões de segurança.

Segundo Charles Bento, o ambiente parlamentar precisa ser resguardado de disputas partidárias agressivas. O presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), reforçou que atos de provocação não serão tolerados e cobrou celeridade do Conselho no desfecho do caso.

Veja mais no vídeo;