quarta-feira , 18 março 2026
Notícias

STF anula reprovação de goiano com nanismo em teste físico de concurso para delegado. Ele poderá refazer o TAF com adaptação

Decisão

  • O advogado Matheus Menezes, de 25 anos, conseguiu a anulação do resultado do Teste de Aptidão Física (TAF) que o havia eliminado do concurso para delegado da Polícia Civil de Minas Gerais. A decisão foi assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
  • Agora, ele poderá refazer o TAF com adaptações.

O caso

  • Matheus ficou conhecido após denunciar que não teve garantidas as adaptações necessárias durante a prova, mesmo tendo apresentado laudos médicos previamente. O exame foi organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Entendimento

  • Em decisão publicada na terça-feira (17), o ministro Alexandre de Moraes afirmou que houve descumprimento de entendimento já firmado pelo STF, que assegura a candidatos com deficiência o direito a condições adequadas na realização de testes físicos.
  • Com isso, foi determinada a anulação do ato que eliminou Matheus do concurso. A banca também deverá reavaliar o pedido de adaptação, especialmente no teste de salto horizontal, e garantir que o candidato refaça o TAF com as condições compatíveis à sua condição.

Artigos relacionados

Notícias

Gracinha Caiado é madrinha de obras investigadas em esquema de R$ 146 milhões na Agehab

• Para ter onde roubar? A primeira-dama Gracinha Caiado ganhou protagonismo no...

Notícias

Empresa da família Hajjar, envolvida em no escândalo da Agehab, também faturou alto com OS na Saúde no governo Caiado

• Aditivos sucessivos Documentos oficiais mostram que contratos firmados entre a Excel...