• Barrou oficial do MP
Nesta segunda-feira (23), a promotora de Justiça Leila Maria de Oliveira, da 50ª promotoria, determinou o envio do oficial do Ministério Público Alex Fabian de Carvalho ao Autódromo de Goiânia para realizar fiscalização com registro fotográfico da estrutura, incluindo o asfalto.
Ao chegar ao local, o oficial foi impedido de entrar, o que interrompeu inicialmente a ação de verificação determinada pelo Ministério Público.
• Promotora vai pessoalmente ao autódromo
Diante da situação, a promotora se deslocou até o autódromo com apoio de uma viatura da Polícia Militar de Goiás. Na chegada, teve acesso liberado e iniciou o trabalho de fiscalização.
• Tentativa de impedir fiscalização
Durante a atuação, o secretário de Esportes, Nilton César Moreira, foi acionado e chamou a procuradora do Estado Márcia Mota. Segundo relato de testemunha, houve tentativas de interromper a fiscalização, com questionamentos e pressão sobre a atuação da promotora. “Falaram em ligar para o governador e até para o chefão dela no MP, ela fez o serviço dela sem briga, mas o secretário estava nervoso, como diz o ditado, “mais brabo que porco de brinco”, disse nossa fonte.
• Queria maquiar antes da fiscalização
O secretário argumentou que deveria ter sido previamente oficiado para receber a promotora, enquanto o Ministério Público manteve a ação no local, conforme suas atribuições legais.
A inspeção ocorre após problemas registrados no autódromo durante o evento da MotoGP, incluindo buracos na pista, degradação do asfalto e redução da corrida principal.
O autódromo passou por reforma de cerca de R$ 250 milhões, além de contratos estimados em aproximadamente R$ 230 milhões relacionados ao evento, totalizando valores próximos de meio bilhão de reais. A atuação do Ministério Público busca verificar as condições da obra e a aplicação dos recursos.

















