sexta-feira , 3 julho 2026
Notícias

PF faz operação contra suspeitas de desvios em “emendas PIX” e cumpre 41 mandados autorizados pelo STF

• Emenda Pix

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (3), a Operação Acesso Negado para investigar possíveis irregularidades na aplicação de recursos públicos federais transferidos aos municípios de Iracema e São Luiz do Anauá, em Roraima, por meio das chamadas “emendas PIX”, modalidade de transferência especial de recursos parlamentares.

• STF autorizou cumprimento de 41 mandados

Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), policiais federais cumprem 41 mandados de busca e apreensão nos estados de Roraima, Bahia, São Paulo e Tocantins. A operação busca reunir provas sobre a destinação e a execução dos recursos públicos recebidos pelos municípios investigados.

• Auditorias da CGU deram origem à investigação

As investigações tiveram início após auditorias realizadas pela Controladoria-Geral da União (CGU), determinadas pelo STF no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7.688. Os relatórios identificaram indícios de irregularidades relacionadas ao planejamento, à execução, à fiscalização e à transparência na utilização dos recursos federais.

• PF investiga crimes contra a administração pública

Segundo a Polícia Federal, estão sendo apurados possíveis crimes contra a administração pública, fraudes em licitações e contratos administrativos, peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e outros delitos que possam ser identificados durante o andamento das investigações.

Destaques

Artigos relacionados

Notícias

Casal de mulheres viveu duas horas de terror durante ataque e estupro no Distrito Federal

• O que aconteceu? Um casal de mulheres, duas jovens, de 19...

Notícias

Vereador do MDB aliado de Daniel Vilela invade prefeitura e agride secretário de 63 anos em Cromínia

• O que aconteceu? Um episódio de violência envolvendo um vereador do...

Notícias

Operação da PF prende mulher sancionada pelos EUA e procura empresário acusado de lavar dinheiro para o PCC

• O caso A Polícia Federal realizou nesta sexta-feira (3) a Operação...