sexta-feira , 14 agosto 2026
Notícias

“A gente não é pouca coisa”, diz Lula ao anunciar reação brasileira às tarifas dos Estados Unidos

• Enfrentar argumentos americanos

O presidente Lula subiu o tom nesta sexta-feira (14) ao comentar a disputa comercial entre Brasil e Estados Unidos. Depois das tarifas americanas contra produtos brasileiros, Lula afirmou que o país começou a utilizar a Lei da Reciprocidade Econômica. Segundo o presidente, a intenção é deixar claro que o Brasil não aceitará tratamento desigual.

“Ontem entramos com a Lei da Reciprocidade para mostrar que a gente não é pouca coisa”, declarou.

• Narrativa

Lula também disse que pretende enfrentar as justificativas apresentadas pelos Estados Unidos usando aquilo que chamou de “narrativa”. “Eu vou vencer os Estados Unidos pela narrativa. Eles taxaram o Brasil com base em mentiras”, disse.

O governo americano impôs tarifas que chegam a 37,5% sobre determinados produtos brasileiros. Pela legislação brasileira, o país poderá adotar medidas de reciprocidade diante de restrições comerciais aplicadas por outra nação.

• Seriedade no assunto

Lula contestou ainda acusações relacionadas ao trabalho escravo e ao combate ao desmatamento usadas no debate envolvendo o Brasil. Mesmo com a reação, o presidente afirmou que não deseja romper ou aprofundar o confronto com os Estados Unidos. “Eu quero manter uma boa relação com os Estados Unidos”, declarou. Depois completou: “Não quero guerra, eu quero discutir com seriedade”.