sexta-feira , 29 março 2024
Goiás

Oposição tem 14 assinaturas para instalar CPI do Detran e esquentar a chapa na Assembleia logo no início dos trabalhos

A promessa do deputado eleito José Nelto, do PMDB, de propor uma CPI na Assembleia Legislativa, em fevereiro próximo, para investigar a situação do Detran, não é uma ameaça vazia.

Pelas normas do Poder Legislativo, qualquer CPI que venha a ser proposta com 14 assinaturas de deputados é instalada automaticamente, sem necessidade de aprovação do plenário.

Ocorre que, na nova Legislatura que vem aí, a oposição tem exatamente 14 deputados. Se todos assinarem a CPI do Detran, o ano começa quente na Assembleia.

Outro fator é a ausência, no comando da Assembleia, de operadores experientes como, por exemplo, o ex-deputado Helder Valin, que presidiu o Poder por duas vezes e sempre conseguiu evitar que a oposição, mesmo com número suficiente, utilizasse CPIs para atacar o Governo do Estado.

O deputado José Nelto usou a coluna Giro, de O Popular, nesta terça-feira, para anunciar a CPI: “Percebemos que o novo Governo ainda não começou e, com isto, tem sobrado fogo amigo e crises. A oposição vai fiscalizar e cobrar. Em fevereiro vamos sugerir a criação da CPI do Detran para investigarmos receitas, despesas, investimentos, terceirizações e a crise na qualidade dos serviços do órgão, que cobra caro dos contribuintes e entrega pouco para a população”.

[vejatambem artigos=” 43607,43588,43603,43590… “]