terça-feira , 26 novembro 2024
Goiânia

Número de infrações de rua autuadas por agentes em Goiânia despencou. Traduzindo: a SMT não está trabalhando

Reportagem publicada na edição desta segunda-feira do jornal O Popular mostra que caiu drasticamente o número de infrações de trânsito autuadas por agentes da prefeitura em Goiânia em 2014. Os servidores da SMT registraram 5.917 motoristas por avanço de sinal vermelho durante todo o ano passado, o que representa 0,8% do total de multas para esse tipo de infração. As demais multas foram autuadas em função dos flagrantes feitos pela fiscalização eletrônica.

Há apenas uma explicação para este fato: os agentes estão trabalhando menos ou, na melhor das hipóteses, em compasso de tartaruga, descompromissados com a humanização do tráfego de veículos na Capital.

Nota-se a mesma discrepância entre fiscalização humana e fiscalização eletrônica nos casos de avanço sobre a faixa de pedestres durante a mudança de sinal. Os pardais notificaram 40.464 infrações contra 94 dos agentes em 2014. O jornal lista ainda uma série de outras infrações bastante comuns, porém pouco multadas pelos funcionários: avançar o sinal de parada (58), estacionar afastado da calçada (43), dirigir veículo com apenas uma mão (35), dirigir veículo com braço de fora (27), deixar de reduzir velocidade onde há pedestres (1) e conduzir veículo em mau estado de conservação (1).

Existem dois caminhos para disciplinar o trânsito de uma cidade: ações educativas acompanhadas de uma fiscalização eficiente. O secretariado do prefeito Paulo Garcia (PT) não faz uma coisa, nem outra – e errado seria investir na punição sem voltar os olhos para educação, como o prefeito fez durante os dois primeiros anos de mandato.

A exemplo do que acontece em todas as outras áreas da administração, Paulo Garcia não tem uma política definida para mobilidade urbana, e ao voltar as costas para o principal dilema das grandes metrópoles nos tempos modernos, permite que a cidade continue a se transformar num enorme amontoado de carros que entopem as principais vias da Capital.

Artigos relacionados

Goiânia

Família denuncia que vendedora morreu à espera de UTI em Goiânia

Rede pública A família de Katiane de Araújo Silva, de 36 anos,...

Goiânia

Racha no PP: Sob o comando de Alexandre do Baldy, membros da sigla gravam apoio a Mabel

Fato A briga interna sobre o apoio do PP em Goiânia parece...

Goiânia

Médica veterinária atua com medicamentos vencidos e vai parar no xilindró

Fato Uma médica veterinária foi parar no xilindró após atuar com medicamentos...

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...