quarta-feira , 15 janeiro 2025
GoiâniaImprensa

Com a omissão de Vilmar Rocha, o próprio Marconi sai para defender o Governo da acusação de ser culpado pelo aumento das tarifas de ônibus

Depois que o secretário de Cidades,Vilmar Rocha, não só participou da reunião da Câmara Deliberativa do Transporte Coletiva e aprovou o aumento da tarifa do transporte coletiva, como também se calou diante da afirmação de representantes da Prefeitura de Goiânia de que o Governo do Estado seria culpado pelo reajuste, o próprio governador Marconi Perillo saiu a campo para esclarecer a polêmica.

E não fez por menos. Com palavras contundentes, Marconi falou às emissoras de rádio e televisão e aos jornais. Segundo O Popular, na edição desta quinta, o governador afirmou que a presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo, Patrícias Veras, indicada pelo Paço Municipal, está faltando com a verdade e sendo irresponsável e desleal por culpar o Estado pelo aumento. “A licitação foi feita pela Prefeitura de Goiânia, no mandato de Iris Rezende, em 2008, a outorga é da Prefeitura, quem faz fiscalização é a CMTC e a CDTC, que tem cinco membros da Prefeitura. A responsabilidade é das Prefeituras, o Estado é apenas um participante, que colabora muito”, explicou o governador.

Sobre o não pagamento das gratuidades tarifárias, Marconi informou que a lei foi aprovada no fim do ano passado e que, se as Prefeituras fizessem a parte delas, ele iria atrás de recursos para pagar a metade dessas gratuidades. O governador cita o artigo do vice-presidente do Sindicato das Empresas do Transporte Público de Passageiros de Goiânia (Setransp), Décio Caetano, publicado nesta semana também em O Popular. Ele relata que os próprios empresários sabem que o Estado faz mais do que deveria pelo transporte coletivo. Investimento

“Nós já pagamos R$ 11,5 milhões por mês ao transporte coletivo, com o subsídio de meia passagem para o passageiro do Eixo Anhanguera e o Passe Livre Estudantil para toda a região metropolitana, e no ano passado ainda desoneramos o ICMS do óleo diesel para as empresas de ônibus. Fazemos isso por uma questão humanista, como compromisso no plano de Governo”, acrescentou Marconi.

[vejatambem artigos=” 44130,44153,44127,44128… “]

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás violento: pacientes são roubadas dentro da UPA do Jardim Itaipu, em Goiânia

Sem hora nem lugar A violência em Goiás já passou de todos...

Goiânia

Aoh Goiânia! CCJ da Câmara Municipal aprova emenda jabuti que garante bônus de R$ 6 mil para vereadores

Bônus generoso A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câmara...

Goiânia

Justiça suspende greve dos médicos que aconteceria em Goiânia nesta segunda-feira

Suspensão O Tribunal de Justiça de Goiás determinou a suspensão da greve...