terça-feira , 22 abril 2025
Goiânia

Pressão em Paulo Garcia: professores entram greve e outras categorias também devem paralisar atividades

Veja matéria do site Goiás 247:

Os professores municipais de Goiânia decretaram greve a partir da próxima terça-feira. A decisão foi tomada na manhã de hoje durante assembleia da categoria liderada pelo Sindicato Municipal dos Servidores da Educação de Goiânia (Simsed), no Cepal do Setor Sul.

O sindicato comunica que a partir de terça-feira escolas e Cmeis estarão de portas fechadas o início da paralisação será marcado com um protesto na Câmara Municipal, no começo da manhã.

A relação do Simsed é com a prefeitura de Goiânia é conflituosa e o grupo é dissidente do Sintego, o outro sindicato da categoria. O Simsed também pede há quase dois anos a saída da secretária de Educação, Neyde Aparecida, que, mesmo após a greve do ano passado, quando os professores ocuparam o plenário da Câmara, foi mantida no cargo pelo prefeito Paulo Garcia.

Os professores alegam que a prefeitura não cumpriu todos os pontos do acordo celebrado em 2014, não pagou a data-base retroativa e ainda cortou benefícios como quinquênios e gratificações.

A situação de Paulo Garcia pode piorar porque outras categorias ameaçam entrar em greve. Os servidores da saúde não descartam paralisação assim como a Guarda Municipal. O principal descontentamento é porque a prefeitura já avisou que não vai pagar a data-base retroativa a maio de 2014 e ainda quer parcelar a de 2015.

A categoria afirma que Paulo Garcia atropela a lei e promete entrar na Justiça para garantir seu direito. A prefeitura informa que está preparada para um batalha judicial.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás violento: filho com problemas psiquiátricos mata mãe a facadas

Goiânia Um homem, que não teve o nome divulgado, matou a própria...

Goiânia

Indústria das multas de Mabel preocupa motoristas de app em Goiânia: “Estão destruindo nosso trabalho”

Insegurança e medo A criação de uma verdadeira indústria das multas, gerida...

Goiânia

Mabel cobra empresários sobre o lixo, mas ignora o caos nos cemitérios públicos de Goiânia

Descaso Enquanto o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, protagoniza confrontos públicos e...