Em análise na coluna Bastidores, o Jornal Opção ouviu pesquisadores e institutos como o Fortiori e o Grupom para chegar às primeiras certezas para a eleição de 2016 para prefeito de Goiânia: o atual prefeito, Paulo Garcia, contamina negativamente a candidatura de Iris Rezende e o PT não ganha na capital nem que a vaca tussa.
Segundo o semanário, as pesquisas indicam que, hoje, Iris lidera, mas com índices no máximo iguais a 33% – o que coloca sua candidatura em risco. Um pesquisador, que não se identificou, informou ao Jornal Opção que “nós estamos apurando, com pesquisas rigorosas, as motivações. Tudo indica que o eleitorado goianiense considera Iris ‘velho’, de idade e ideias, para gerir uma cidade grande e moderna como Goiânia. O desgaste de Paulo Garcia, apesar de que o ex-prefeito é maior do que o prefeito, também está puxando os índices de Iris para baixo”.
Embora líder nas pesquisas, o índice alcançado por Iris não é satisfatório e abre muitas dúvidas: “Dependendo da pesquisa, com a colocação de menos ou mais postulantes, Iris aparece com 28%, 30% e 33%. Para um político que já foi governador duas vezes e prefeito três vezes de Goiânia — duas vezes recentemente — e acabou de disputar o governo do Estado, com boa votação na capital, esperava-se que o peemedebista deslanchasse. Na verdade, em nenhuma das variações da pesquisa Iris chegou a 40%. Para quem está no topo, como não é uma boa notícia. O quadro é parecido com sua posição na disputa pelo governo do Estado”, arremata o Jornal Opção.
[vejatambem artigos=” 45759,45744,45824,45821… “]