domingo , 25 outubro 2026
Nacional

Supremo determina que TCU tenha acesso a contratos do BNDES com grupo JBS Friboi

Será finalmente aberta da caixa de Pandora dos contratos entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o grupo JBS Friboi, que fizeram do conglomerado nascido em Anápolis o maior do mundo em processamento de proteína animal.

O Tribunal de Contas da União (TCU) cobra há meses acesso à papelada, mas a auditoria foi prorrogada porque o banco armou uma sucessão de barricadas jurídicas para limitar o acesso dos ministros à documentação.

O TCU já manifestou, em público, a suspeita de que há irregularidade nos contratos.

Estranho é o banco se negar a prestar informações relativas a transações feitas com dinheiro público.

Para o ministro relator da matéria, Luiz Fux, o direito ao sigilo bancário é relativizado quando envolve recursos públicos. “Quem contrata com o Poder Público não pode ter segredos, especialmente se a revelação for necessária para o controle da legitimidade do emprego dos recursos públicos”, disse.

Artigos relacionados

Nacional

Flávio Bolsonaro tem 46% contra 44% de Lula na primeira pesquisa Quaest do 2º turno

Primeiro levantamento O senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece numericamente à frente do...

Nacional

Morre Netinho, um dos grandes nomes do axé, aos 60 anos

Perda O cantor Netinho, referência do Axé, morreu nesta terça-feira (13), aos...

Nacional

Datafolha aponta Lula na frente em MG e PE; Flávio lidera no RJ e DF

Dois dias para as eleições Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (2), às...

Nacional

STF cria regras para impedir escolha de ministro em novos processos

Resolução O Supremo Tribunal Federal (STF) mudou as regras para dificultar que...