quarta-feira , 27 maio 2026
Goiás

Em Belarus, missão liderada por José Eliton acerta instalação de fábrica de tratores em Goiás

A comitiva goiana chefiada pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (SED), José Eliton, formalizou nesta segunda-feira (29), em Minsk (Belarus), negociações que viabilizam a instalação em Goiás de uma unidade industrial da MTZ-Belarus. Trata-se da maior fábrica de tratores do leste europeu, responsável por 6 a 8% da produção mundial. A empresa também produz colheitadeiras, tratores florestais e equipamentos agrícolas. Exporta para mais de 125 países. Emprega, sozinha, 22 mil trabalhadores. A conquista é mais um resultado de missões anteriormente empreendidas pelo governador Marconi Perillo à Europa.

Os entendimentos foram conduzidos pelo vice-governador José Eliton e pelo primeiro vice-presidente da MTZ (Belarus Minsk Tractor Works), Vladimir Makarenko. O dirigente informou que precisa de duas a três semanas para finalizar detalhes técnicos da proposta. A viagem a Goiás acontecerá em julho ou agosto. A indústria já tem em formatação um business plan. Para a interlocução técnica foi designado o superintendente de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento (SED), Luiz Medeiros.

Durante a visita a Goiás, a delegação de Belarus já conhecerá possíveis áreas para a instalação da planta industrial. Na ocasião, será assinado o protocolo de intenções com critérios, deveres e direitos que envolvem as duas partes. “Certamente teremos uma pauta de trabalho muito positiva em nosso Estado”, disse José Eliton. “Vamos consolidar os projetos o mais rápido possível”, informou. “O governo está preparado para atender as solicitações dos investidores”.

Artigos relacionados

Goiás

Corpo é encontrado dentro de cisterna após moradores sentirem forte odor em Bela Vista de Goiás

Avançado estado de decomposição Um cadáver em estado avançado de decomposição foi...

Goiás

Idoso morre após tentar atravessar rio a nado em Goiás

Tragédia Um idoso, de 60 anos, morreu afogado depois de tentar atravessar...

Goiás

Urzêda detona Daniel Vilela por divisão entre ativos e veteranos e reajuste de 6.78% do Ipasgo

Críticas O vereador Coronel Urzêda usou a tribuna da Câmara de Goiânia...