O excesso de vantagens salariais e mordomias desfrutadas pelos parlamentares, no Brasil, levou o jornalista Hélio Rocha, de O Popular, a afirmar, na edição deste sábado do jornal, que eles são verdadeiros “novos príncipes”.
Hélio Rocha avalia que os privilégios de senadores, deputados e vereadores, hoje, são “escandalosos”.
Veja a nota:
A monarquia brasileira terminou há 125 anos, mas as regalias de príncipes existem ainda, só que agora desfrutadas pelos parlamentares. Não era assim, décadas atrás. Quando a capital da República ainda era o Rio de Janeiro, quase todos os congressistas aproveitavam o período de recesso para ganhar dinheiro extra exercendo a profissão.
Muitos eram médicos e iam clinicar nas férias parlamentares. Por que? A remuneração parlamentar não era suficiente e este ganho no recesso equilibrava o orçamento de cada um. Os tempos mudaram e é compreensível que existissem mecanismos de ajuda no Senado e na Câmara dos Deputados de ajuda aos parlamentares, como o caso da moradia funcional. Mas tanta mordomia e tantos principescos privilégios para eles e seus parentes atingiu um grau escandaloso, passou muito da conta.