\Se fossem cidadãos bem intencionados, o prefeito Paulo Garcia (PT) e o secretário municipal de Saúde, Fernando Machado, teriam vindo à público pedir desculpas pelo teor da reportagem publicada pelo jornal O Popular nesta sexta-feira.
Além do atraso imperdoável nas unidades de Saúde da Capital, que fere o direito constitucional de todo cidadão a atendimento público de qualidade, a prefeitura também mentiu no relatório parcial de obras encaminhadas ao Ministério Público em maio deste ano.
Paulo Garcia incluiu, no documento, referências a obras de reforma em andamento no Cais Cândida de Morais, mas (olhe só) a reportagem de O Popular foi ao local e constatou que absolutamente nada estava sendo feito no local.
“Fizeram uma maquiagem aqui na emergência, mas veja como está o piso, todo danificado”, diz uma funcionária que não quis se identificar.
Segundo a reportagem do O Popular, os problemas estruturais do Cândida de Morais podem ser vistos por toda parte. Já na recepção, o paciente se depara com diversas caixas amontoadas no chão. Ao ser questionada, uma atendente responde: “Não temos um sistema e os prontuários são organizados dessa forma”.
Marcas de infiltrações no teto e paredes descascadas são comuns. “Aqui quando chove é terrível, vira uma cascata. O esgoto entope e o Cais inteiro fica fedido, diz outra funcionária que pediu anonimato.