Matéria publicada pelo site A Redação revela que o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção de Goiás, Enil Henrique, que é candidato a permanecer no cargo (as eleições se darão a 27 de novembro próximo), entrega nesta semana a associados um pacote de 80 medalhas – chamadas de Comenda Honorem Dignum.
Em toda a existência da OAB, segundo A Redação, a Honorem Dignum só foi entregue a seis advogados – todos agraciados em razão da condição de ex-presidentes.
Quando a Assembleia Legislativa começou a distribuir medalhas no atacado, chegando a quase mil por ano, o jornal O Popular cunhou a expressão “farra das medalhas” e disse que o exagero contribuía para esvaziar a importância da comenda e desvalorizar o seu mérito.
Segundo o site, “pelos critérios anteriormente seguidos, a homenagem da OAB era definida por uma comissão composta por sete pessoas, dentre elas o presidente, o secretário-geral, o conselheiro federal com inscrição mais antiga, dois conselheiros estaduais com inscrições mais antigas, um representante dos presidentes de subseções e o presidente da Comissão de Cultura. Mas, neste ano, em que haverá eleições, na instituição, a escolha coube apenas ao presidente”.
A assessoria de Enil Henrique informou que as 80 medalhas serão entregues a advogados que se encontram no exercício da profissão há mais de 50 anos.