O atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção de Goiás, Enil Henrique, está se aproveitando até mesmo da distribuição das mesas em um baile anual promovido pela instituição para tentar levar vantagem, já que é candidato a permanecer no cargo .
“Para o Baile do Rubi, a gestão de Enil reservou as 30 melhores mesas, dispostas em locais estratégicos, para a diretoria da OAB, ao preço de R$ 2 mil (uma renda antecipada de R$ 60 mil). Aliados e cabos eleitorais estariam sendo favorecidos? Não se sabe, mas advogados suspeitam que sim”, denuncia o Jornal Opção, na edição deste domingo.
Enil Henrique, apesar de dizer que ainda não se decidiu sobre a sua candidatura, vem assumindo ações que se confundem com a prática de propaganda irregular e também com a utilização da máquina da OAB-GO para favorecer o seu nome. Ele, por exemplo, está pagando com recursos da entidade inserções em emissoras de rádio onde diz o seu nome e a seguir, de viva voz, transmite uma mensagem aos advogados do Estado, dizendo que o seu compromisso é valorizar a classe.
O Baile do Rubi é uma tradição da OAB-GO. O nome faz alusão ao anel que corresponde à graduação no curso de direito, que ostenta um rubi supervermelho – hoje em desuso. Anual, o baile costuma reunir cerca de 3 mil pessoas, a maioria, obviamente, advogados filiados à OAB-GO.