quinta-feira , 16 janeiro 2025
Goiânia

Ex-diretor da prefeitura admite que tráfico de influência é prática comum na liberação de alvarás para construtoras

Ao leitor deste blog, pode causar estranheza o fato de servidores da prefeitura de Goiânia, responsáveis pela liberação de alvarás para grandes empreendimentos imobiliários, serem costumeiramente contratados pelas construtoras para acelerar estes processos.

A prática é mais comum do que podemos imaginar.

A informação é do ex-chefe do Departamento de Análise e Aprovação de Projetos (Daap) na gestão Iris Rezende (PMDB), Douglas Branquinho, e foi confirmada pelo servidor Alberto Aureliano Bailoni. Ambos prestaram depoimento à CEI da Câmara de Vereadores criada para investigar fraude na concessão de alvarás.

Branquinho era chefe da famosa arquiteta Kellen Mendonça Santos, que já expôs na Casa Cor. Kellen foi contratada pela construtora Orca para acelerar um processo que estava travado havia dois anos. Em menos de 72 dias, a licença estava liberada. De acordo com o site do Jornal Opção, que acompanha de perto as sessões da CEI, o ex-chefe de Kellen disse não ter sentido constrangimento ao privilegiar a colega de trabalho.

“Se pelo menos como chefe de departamento ela não souber fazer direito… Eu acredito que ela apresentou projeto adequado, pois se estava no posto era porque, no mínimo, deveria saber fazer. Não há impeditivo [para que servidores prestem serviço às incorporadoras]. O processo que pede a liberação do alvará pode ser analisado normalmente por um servidor [que tenha o chefe como propositor], desde que seja por dois analistas diferentes. Se a gente não fizesse, quem iria fazer? Eu fiz e não vejo problema”, contou, em outro depoimento, a também arquiteta e analista Ana Maria Dantas.

“São raríssimos os [servidores] que não fazem projetos para construtoras”, relatou Bailoni.

 

 

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás violento: pacientes são roubadas dentro da UPA do Jardim Itaipu, em Goiânia

Sem hora nem lugar A violência em Goiás já passou de todos...

Goiânia

Aoh Goiânia! CCJ da Câmara Municipal aprova emenda jabuti que garante bônus de R$ 6 mil para vereadores

Bônus generoso A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câmara...

Goiânia

Justiça suspende greve dos médicos que aconteceria em Goiânia nesta segunda-feira

Suspensão O Tribunal de Justiça de Goiás determinou a suspensão da greve...