terça-feira , 13 maio 2025
Goiânia

Apesar de estar ainda no começo, CEI das Pastinhas já explicou porque as grandes construtoras idolatram Iris e Paulo Garcia

Em 2012, durante a última eleição para prefeito de Goiânia, chamou a atenção do meio político o carinho dispensado pelas grandes construtoras a Paulo Garcia (PT), candidato a reeleição. Pode se dizer que o tratamento foi quase tão bom quanto o que recebeu Iris Rezende (PMDB) nas duas últimas vezes em que foi eleito para o Paço (2004 e 2008).

As gigantes do ramo imobiliário sempre configuraram entre os principais doadores de campanha do bloco PT-PMDB. A imprensa, de modo geral, nunca conseguiu compreender a real dimensão dessa amizade. Felizmente, a CEI das Pastinhas, criada pela Câmara Municipal, está ajudando a esclarecer os fatos.

Nós, jornalistas, pensávamos que a desregulamentação do Plano Diretor tinha bastado como pagamento pelo apoio de campanha. Mas a CEI, na sua fase inicial, mostrou que essas empresas também faturam com a frouxidão da prefeitura na liberação de alvarás para grandes empreendimentos.

Além de um flagrante desrespeito nos prazos, os manda-chuvas da prefeitura também vêm permitindo que os seus funcionários recebam, ao mesmo tempo, o salário pago pelo município e gorjetas polpudas pagas pelas construtoras. Exemplo disso é a arquiteta Kellen Mendonça Santos, que admitiu ter recebido R$ 10 mil para juntar documentos em um processo da Incorporadora Orca que ela própria era a encarregada de analisar na prefeitura.

Esse processo, em específico, estava parado havia dois anos, mas tramitou em tempo recorde (72 dias) depois que Kellen foi “contratada”.

A CEI, apesar de ainda estar no começo, já deslindou abusos graves. Tudo leva a crer que os empresários tomaram conta da área. Mesmo assim, estamos curiosos para saber aonde esse escândalo vai chegar.

Artigos relacionados

Goiânia

Jovem assassinada em distribuidora de bebidas em Goiânia deixou filha de 4 anos

Tristeza A jovem Ellen Cristina Caetano, de 19 anos, que foi assassinada...

Goiânia

Motorista bêbado atropela e mata idosa que varria calçada em Goiânia

Irresponsabilidade Um motorista bêbado atropelou e matou uma idosa de 73 anos,...

Goiânia

Goiás violento: idoso mata ex-esposa dentro de atacadista em Goiânia

Feminicídio Um idoso de 62 anos matou a ex-esposa dentro de um...