segunda-feira , 29 abril 2024
Goiás

Técnicos do BID avaliam o programa Inova Goiás e dizem que se trata do mais avançado investimento em inovação em todo o Brasil

O Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás – Inova Goiás, que será lançado nos próximos dias pelo governador Marconi Perillo, foi apresentado a técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Brasília, e recebeu aprovação preliminar – com um destaque: segundo os especialistas que examinaram o plano, trata-se da mais avançada plataforma de investimento em inovação dentre todos os Estados brasileiros.

“Goiás mostra que sabe o que quer”, disse um dos técnicos.

O BID tem linhas de crédito para apoio a políticas de inovação no país. Uma delas poderá vir a aportar recursos no Inova Goiás: no dia do lançamento do programa, será entregue a representantes da instituição, que virão a Goiânia, a carta consulta referente a um financiamento de 70 milhões de dólares para modernização tecnológica dos mais de 40 Arranjos Produtivos Locais – APLs que já funcionam em Goiás.

O financiamento ficará na dependência de liberação do Ministério da Fazenda, que já comprovou capacidade do governo goiano para acessar novos limites de crédito, mas ainda não autorizou as operações alegando que aguarda uma melhora do quadro fiscal do país.

O Inova Goiás prevê ações de reforço à utilização de novas tecnologias em pelo menos 30 mil empresas goianas, até 2018 e inclui recursos da ordem de R$ 1 bilhão de Goiás.