sábado , 7 março 2026
Goiânia

Ex-secretários de Planejamento da gestão Iris negam participação em fraudes, mas indícios são muito fortes

Em depoimento à CEI das Pastinhas na manhã desta sexta-feira, os ex-secretários de Planejamento da prefeitura de Goiânia Jeová Alcântara Lopes e Roberto Elias Fernandes negaram participaram no esquema fraudulento de emissão de alvarás para grandes construtoras da Capital. Eles foram titulares da secretaria durante a administração do ex-prefeito Iris Rezende (PMDB).

Os indícios que pesam contra Jeová e Roberto Elias são muito fortes. Um dos servidores que havia prestado depoimento à CEI, o ex-chefe do Departamento de Análise e Aprovação de Projetos (Daap) Douglas Branquinho, disse que partiu de Jeová a ordem para manipular documentos que viabilizaram a autorização para empreendimentos imobiliários fora do prazo legal.

Branquinho disse também que houve “determinação” para que toda a Seplam desconsiderasse o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre Ministério Público de Goiás e o Paço Municipal em outubro de 2010, relativo a construções de três empreendimentos na quadra C8 da Rua 13 com a Avenida H, no Setor Jardim Goiás, de interesse das construtoras Prumus, Opus e Consciente. Com isso, foram adicionados 27 metros quadrados a mais no terreno.

A decisão, conforme relatou, veio a partir de reunião entre o superior dele, Jeová Alcântara Lopes, do corpo jurídico da Seplam e do comitê responsável pelo uso de solo. “Eu orientei [os analistas], mas era uma decisão da secretaria. Não me lembro com quem discuti isso”, disse, ao ser questionado se o advogado e ex-procurador geral do Município Marconi Pimenteira estaria envolvido.

As mesmas práticas, segundo documentos já colhidos pela CEI, tiveram continuidade com Roberto Elias.

Artigos relacionados

Goiânia

Homem vai parar no xilindró após tentar tomar arma de agente da PRF na Rodoviária de Goiânia

Flagrante Um homem foi parar no xilindró na manhã desta sexta-feira (6)...

Goiânia

Sem licitação: Vereadora Kátia vai ao TCM contra contrato de R$ 22 milhões da Prefeitura de Goiânia para serviços de engenharia

Possíveis irregularidades A vereadora Kátia Maria apresentou representação ao Tribunal de Contas...

Goiânia

Policial militar morre após se envolver em acidente de trânsito em Goiânia

Perda A sargento da PM, Flávia Rosa Campos, de 49 anos, morreu...

Goiânia

Goiás violento: jovem é brutalmente agredida na saída de boate em Goiânia

Agressões Uma mulher de 29 anos foi agredida na madrugada de domingo...