terça-feira , 13 outubro 2026
GoiásImprensa

Crise do jornal impresso: em três edições (domingo a terça), O Popular publica um único anúncio pago e mais de 20 gratuitos

Nas edições do último domingo, segunda e desta terça, O Popular chama a atenção para um detalhe que evidencia as dificuldades vividas pelos jornais impressos em todo o mundo: apenas um anúncio pago é publicado, por conta das Casas Bahia. Mas cerca de 20 outros também são estampados, só que anunciando “produtos” do próprio Grupo Jaime Câmara – o que significa que são gratuitos e não rendem um único centavo em termos de faturamento para O Popular.

Anúncios que promovem a própria empresa são conhecidos, na gíria do jornalismo em papel, como “calhaus” e destinam-se a preencher os espaços vazios que aparecem nas edições. Em três dias, O Popular esbalda-se na divulgação do Rally EcoGoiás, oferece facas de churrasco para quem comprar uma assinatura, vende livros de autoajuda com desconto para os leitores, comunica os eventos da Agenda  Goiás, promove a revista Ludovica, a rádio CBN e os noticiosos da TV Anhanguera.

Dinheiro, aí, talvez só no caso do anúncio da série de debates Agenda Goiás, que tem o Governo do Estado como um dos patrocinadores.

Curiosamente, em um anúncio gigantesco, que ocupa duas páginas – gratuitamente –, O Popular informa sem querer aos seus leitores os motivos da queda de interesse do público e dos anunciantes pelos jornais impressos: uma peça publicitária onde se diz que “antes você lia jornal todo dia, agora você lê jornal o dia todo”, a pretexto de informar que a audiência dos sites online de notícias está subindo em todo o mundo. Isto é: em vez de papel, “você” prefere se atualizar e se informar através da internet e dá adeus aos impressos.

Artigos relacionados

Goiás

Homem mata companheira e atira contra filha dela de 15 anos, em Pontalina

Mais um feminicídio Uma mulher, de 37 anos, que não teve o...

Goiás

Descarte irregular deixa água de ribeirão roxa em Catalão. Empresa já foi identificada e será autuada

Meio ambiente O descarte irregular de um produto com coloração roxo-avermelhada mudou...

Goiás

Fátima Gavioli reassume Secretaria de Educação após perder eleições para deputada

Voltou Após perder a disputa para deputada federal, Fátima Gavioli reassumiu a...