O jornal O Hoje pegou carona no factoide de marketing criado pelo prefeito Paulo Garcia (PT) e, nesta quarta-feira, sugeriu que ele “fez a parte dele” neste Dia Mundial Sem Carro (23 de setembro) e foi para o trabalho de bicicleta.
Maliciosa ou inocentemente, o Hoje legitimou uma mentira. Aliás, uma das mais desonestas contadas em Goiânia nos últimos tempos.
Ainda na capa, o jornal critica o restante da população da cidade, que teria sido insensível ao apelo da data comemorativa e indiferente à luta por espaços urbanos mais humanizados e menos habitados por carros.
É correto culpar o goianiense por se aferrar ao transporte individual? A grande pergunta é: se o prefeito Paulo Garcia realmente tivesse feito a parte dele e investido em transporte público de qualidade nos seus quase seis anos de mandato, será que a maioria das pessoas já não teria optado por deixar o carro em casa?
O prefeito gosta de tirar fotos em cima da bike porque entende que é mais fácil reverter a sua crise de imagem com factoides de marketing, que não exigem habilidades de administrador, em vez de encarar problemas realmente sérios e que afetam a vida do goianiense.
Portanto, caros colegas de O Hoje, repensem a postura de vocês.
A estratégia de Paulo Garcia é desonesta. Não embarquem nessa.