sábado , 27 abril 2024
Goiás

Marconi anuncia que 266 escolas estaduais vão passar para as OSs a partir de 2016. A pergunta é: será que Raquel Teixeira está sabendo?

O site noticioso Diário de Goiás acaba de informar que, “durante palestra ministrada em Porto Alegre, o governador de Goiás, Marconi Perillo, afirmou que 25% das escolas estaduais serão geridas por Organizações Sociais , a partir de 2016. Ao todo, o Estado possui 1.151 escolas. Destas, 84 são conveniadas. Ou seja, o governo estadual irá implantar a gestão por OSs em 266 unidades de ensino”.

O anúncio do governador vai de encontro às repetidas declarações da secretária da Educação, Raquel Teixeira, garantindo que somente as 26 escolas estaduais da região de Águas Lindas, no Entorno de Brasília, é que serão transferidas para as OSs, a título de experiência.

Na semana passada, Raquel Teixeira disse à imprensa que “não há ainda definição sobre quantidade de unidades a serem transferidas para as Organizações Sociais”, informação que, como se vê, foi desmentida pelo governador na entrevista em Porto Alegre.

Além disso, Raquel Teixeira, segundo o Jornal Opção, tem mostrado “pouco entusiasmo” com o novo modelo de gestão escolar defendido por Marconi. A titular da pasta da Educação especializou-se em criar obstáculos para a introdução das OSs na rede estadual de ensino. Segundo o mesmo Diário de Goiás, Raquel Teixeira está aguardando um “parecer jurídico” do Ministério da Educação, “para dar segurança às escolas segurança de que elas não correrão o risco de perder repasses federais”.

Detalhe importante: o MEC não faz nem nunca fez “repasses federais” para qualquer escola em Goiás, mas, sim, quando é o caso, ao governo do Estado como um todo, para aplicação na Educação.