terça-feira , 23 abril 2024
Goiás

Helio de Sousa: “Oposição dormiu durante a tramitação do projeto de lei que aumentou impostos estaduais e não cumpriu o seu papel”

Em entrevista à rádio 730, o presidente da Assembleia Legislativa, Helio de Sousa, disse que a oposição não cumpriu o seu papel no Legislativo ao deixar de acompanhar a tramitação do projeto de lei que aumentou alguns impostos estaduais.

“Os deputados de oposição não tem buscado estudar os projetos que passam pela Assembleia. Eles dormiram. As assessorias deles dormiram. A matéria foi para a comissão, onde existe uma participação de governo e oposição. A oposição não valorizou o projeto. Tanto é que nem pediram vistas. Eles só se manifestaram após a segunda votação”, explicou Helio de Sousa.

O presidente da Assembleia lamentou o comportamento dos deputados oposicionistas, que erraram durante a tramitação do projeto de aumento dos impostos e agora tentam vender a imagem de que a aprovação não teria sido correta. “Nenhuma matéria é votada de um dia para o outro. Primeiro, ela é lida no plenário, 24 horas depois é publicada e passa a estar disponível para acesso público, na internet. Posteriormente, vai para a comissão e depois passa por duas votações em plenário. Ou seja: os deputados da oposição dormiram, não mostraram interesse. Primeira votação passou, ninguém discutiu, veio a segunda votação e só após, depois de aprovada a matéria, é que eles perceberam que poderia ser algo a merecer um estudo melhor”.

Segundo Helio de Sousa, “os deputados que criticam a aprovação da matéria tem, primeiro, que reconhecer que não tiveram compromisso com o seu próprio trabalho. Na verdade, o que houve foi o comodismo da oposição, que não se interessou pelo projeto”.