sexta-feira , 19 abril 2024
Goiás

PMDB goiano vai para Brasília, nesta semana, para nomear uma comissão provisória e resolver a briga pelo comando do diretório. Nelto e Daniel estão unidos contra Iris

A briga pelo comando do diretório estadual do PMDB vai ser transferida, nesta semana, para um novo palco: Brasília, para onde serão transferidas as articulações da aliança formada pelo deputado estadual José Nelto com o deputado federal Daniel Vilela e do grupo ligado a Iris Rezende e a dona Iris Araújo.

Com o impasse jurídico que inviabilizou a eleição do novo diretório, o mandato do antigo se esgotou no último sábado e o fato concreto é que o PMDB está sem diretoria estadual, no momento.

Reza o estatuto do partido que, nessa situação, compete ao diretório nacional a nomeação de uma comissão provisória para conduzir a legenda, até a formação definitiva de um diretório. O presidente nacional do partido é o vice-presidente Michel Temer.

A dupla José Nelto-Daniel Vilela aceita entregar um ou no máximo dois dos postos da comissão provisória – de 5 a 7 membros – para a indicação do casal Iris-Iris. Mas articula para que a presidência fique com Daniel Vilela e o cargo de diretor financeiro vá para José Nelto.

Nesse contexto, Iris ficaria em posição francamente minoritária – o que provavelmente nem ele nem a sua mulher irão aceitar.

Todos os partidos políticos brasileiros priorizam os interesses dos seus deputados federais e senadores. Por isso, espera-se que Daniel Vilela, com o apoio da bancada estadual, liderada por José Nelto, consiga se impor como o chefe da comissão provisória. Mas a presença de dona Iris Araújo em uma das vice-presidências nacionais pode atrapalhar essa solução.

[vejatambem artigos=”50377,50342,3… “]