Em avaliação publicada no seu blog pessoal (www.afonsolopes.com), o traquejado comentarista político Afonso Lopes diz que passou a acreditar que “o slogan cantado como mantra por setores oposicionistas, de que Paulo é o pior prefeito da história de Goiânia, parece realmente e inteiramente verdadeiro”.
Para Afonso Lopes, “Paulo Garcia amarga crise de imagem permanente não apenas por capitanear uma administração que comete erros aos borbotões, mas também por incapacidade de gerenciar a própria imagem e de conter o ímpeto pessoal de sua equipe de pavões”.
O jornalista chama os auxiliares de Paulo Garcia de “pavões” porque, entende, “constantemente, via imprensa e redes sociais, o que há é uma super-exposição dos auxiliares do prefeito Paulo Garcia nos momentos felizes, e total discrição deles em momentos ruins. Uma coisa corriqueira nas administrações é secretários e gerentes dizerem nas entrevistas de agenda positiva que apenas estão cumprindo ordens do chefe” que determinou isso ou aquilo e etc e tal. Em Goiânia, não. Quando muito, e como se fosse um favor, auxiliares colhem os frutos bons em nível pessoal e entregam migalhas para o prefeito afirmando, se tanto, que a Prefeitura está trabalhando”.
Afonso Lopes conclui com um fato concreto: “ Para ficar em apenas um exemplo, destaque-se a questão do aumento do IPTU. Todo o desgaste está nas mãos do prefeito, com alguns efeitos negativos em sua bancada de apoio na Câmara dos vereadores. O restante da administração, incluindo o setor de finanças, passa pela crise negativa incólume”.