terça-feira , 21 maio 2024
Goiás

Ano da inovação: balanço de fim de ano do governador Marconi Perillo destaca 40 ações do programa Inova Goiás. Investimento total será de R$ 1,1 bi até 2018

As 40 ações do programa Inova Goiás foram alguns dos destaques do balanço de fim de ano apresentado nesta terça-feira pelo governador Marconi Perillo (PSDB). O programa, de acordo com o governador, será peça fundamental para catalisar a inovação nos setores produtivos da economia e a modernização do serviço público.

O Inova Goiás contempla um conjunto de ações coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), cujo titular é o vice-governador José Eliton (PSDB). Até 2018, a previsão é a de que o Estado invista R$ 1,1 bilhão em inovação.

O programa tem como premissa que somente com a integração entre o Governo, as Universidades e demais Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs), e o setor produtivo é possível promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

Neste sentido, de acordo com Marconi, o Estado de Goiás fomentará esta integração a partir de ações que fortaleçam o ecossistema de inovação goiano, direcionando não somente esforços para a inovação desenvolvida pelo setor privado, mas também por ações que fortaleçam a inovação e tecnologia no setor público.

No que tange ao setor privado, contempla ações que visam promover o aumento da produtividade. Envolve a implantação, ampliação e consolidação de ambientes de inovação, da rede estadual de educação profissional, da rede de laboratórios e demais equipamentos de pesquisa e desenvolvimento e de prestação de serviços técnicos e tecnológicos do Estado, o financiamento e investimento em empresas inovadoras, incluindo empresas nascentes, o apoio ao depósito e licenciamento de patentes, e a formação de mão de obra em áreas estratégicas.

No que diz respeito ao setor público, o Inova Goiás busca melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados pelo Governo do Estado de Goiás aos cidadãos. Para tanto, será fortalecida e ampliada a capacidade tecnológica do setor público estadual em termos de recursos tecnológicos, gerando maior conectividade intra e entre órgãos, dentre outras ações que promovam maior rapidez e eficiência dos serviços públicos e disponibilização de wi-fi em espaços públicos.