quinta-feira , 25 abril 2024
Goiás

Daniel Vilela não sabe o que é falhar no esforço para matricular o filho em uma escola pública. Se soubesse, pararia de defender o prefeito Maguito Vilela

O deputado federal Daniel Vilela (PMDB) deveria aproveitar o recesso parlamentar para assistir os noticiários locais. Se ele soubesse o que anda acontecendo em Aparecida de Goiânia, município administrado pelo prefeito Maguito Vilela (PMDB), teria vergonha de defender o pai das críticas que recebe.

Nesta terça-feira, por exemplo, a reportagem da TV Anhanguera mostrou o desespero de pais que não conseguem matricular os filhos em uma das unidades de ensino público. A jornalista Giovana Dourado mostrou, com brilhantismo, a burocracia kafkaniana que exclui e marginaliza famílias pobres. “Queria que minha filha estudasse para não precisar ser faxineira como eu”, disse uma das mães desesperadas.

As matrículas são feitas por telefone ou pela internet. Ocorre que a linha disponibilizada por Maguito e sua equipe não funciona e o site entrou em manutenção uma hora depois do início do período de matrículas – que, invariavelmente, se encerra no dia 15. Giovana Dourado mostrou um dos conselhos tutelares lotado por pais à procura de ajuda.

Veja bem, caro deputado Daniel: são pais que não conseguem matricular os filhos. São pais que não enxergam perspectiva de um futuro mais digno para suas crias.

Será que Daniel sabe o que isso significa? Não quebre a sua cabeça imaginando outra resposta, caro leitor. É claro que não. Daniel cresceu no Palácio das Esmeraldas, alimentando-se bem e estudando nas melhores escolas. Nunca passou dificuldade na vida.

É impossível cobrar de alguém assim que entenda o que as famílias carentes estão passando.