Diferente do que acontece no PMDB, contaminado por uma falsa sensação de tranquilidade com a candidatura de Iris Rezende, nos outros partidos só se fala em pesquisas qualitativas que tentam desvendar o pensamento do eleitor – que neste ano elege um novo prefeito.
O curioso é que, em todas as qualitativas, parece claro o desejo da população de renovar a prefeitura. Ou seja: o caminho está aberto para Waldir Soares, Luiz Bittencourt e Giuseppe Vecci, que apostam em discursos totalmente opostos ao que Iris propaga quando é candidato.
“As qualis estão dizendo o seguinte: o peemedebista-chefe está em primeiro lugar não porque os eleitores o querem, e sim porque é o mais conhecido e eles não sabem quais são os outros candidatos. Mais grave: nas qualis, o perfil do candidato que os eleitores querem não tem nada a vez com o perfil de Iris Rezende”, diz a nota do Opção.
O texto também registra, com inegável surpresa, a “passividade” com que os jovens do PMDB assistem ao velho filme dirigido e protagonizado por Iris. “Não querem perceber que, ao apoiar o ex-prefeito, estão praticamente matando a esperança dos eleitores e o próprio partido”.