domingo , 17 novembro 2024
GoiásImprensa

Em editorial, O Popular reconhece o sucesso de ações do Governo para reduzir a violência, mas diz que é preciso mais e pede “ousadia” ao secretário Joaquim Mesquita

Em editorial, nesta quinta-feira, o jornal O Popular reconhece o sucesso de ações do Governo do Estado para reduzir a violência em Goiás, mas diz que é preciso mais para que melhores resultados possam ser alcançados.

“Foram positivas as ações da SSP-GO para reduzir a taxa (de homicídios) em 2015 e devem ser aplaudidas. Mas o número de assassinatos ainda é muito elevado e requer medidas mais ousadas para que a curva de homicídios caia ano a ano, como em São Paulo”, afirma o editorial.

Segundo O Popular, “o Estado de São Paulo e a capital paulista conseguiram reduzir drasticamente sua taxa de homicídios. Em 1999, a taxa na capital foi de 52,43. Desde então, caiu ano a ano e fechou 2015 com impressionantes 8,56%, abaixo do índice da ONU. Hoje, Goiânia e Aparecida são, portanto, bem mais violentas que São Paulo, que já deteve esse título por muito tempo”.

O jornal considera inaceitáveis as taxas registradas em Goiânia e Aparecida, mesmo tendo sido reduzidas: “Em 2015, Goiânia registrou 38,23 assassinatos por 100 mil habitantes e Aparecida de Goiânia, 57,48. Chama a atenção o número de Aparecida, município que concentra a população mais pobre e, como se vê, a maior vítima dessa violência. A ONU considera como epidêmicas taxas acima de 10 homicídios por 100 mil habitantes” – daí o pedido de mais “ousadia” ao setor de segurança do Estado, comandado pelo delegado federal e secretário Joaquim Mesquita.

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...