Reportagem da TV Anhanguera levou ao ar entrevistas de duas jovens que supostamente estariam integrando o movimento de “protesto” contra a gestão compartilhada das escolas estaduais com as organizações sociais.
Uma é identificada como Gabriela Costa, de um tal Movimento Secundaristas em Luta. A outra, ao que parece por um erro de edição, não é corretamente nomeada, pois, sobre a sua imagem, a TV Anhanguera colocou um letter com o nome do superintendente da SEDUCE Ivo César Vilela.
São falas e imagens constrangedoras. As duas meninas desfiam um palavrório sem o menor sentido e passam longe de dar qualquer explicação lógica sobre o motivo pelo qual seriam contra as OSs. Uma afirma que “privatizar não vai melhorar em nada”, quando não existe, da parte do Governo do Estado, nenhuma proposta ou intenção de privatizar qualquer escola ou área da Educação estadual. Outra garante que “a gente só quer educação, a gente quer tudo limpo”, acrescenta a moça, depois de amontoar uma série de frases sem nexo lógico.
O que será que ela quis dizer com “a gente quer tudo limpo”?
É óbvio que os militantes que estão por trás do “protesto” estão usando as jovens na tentativa de recuperar alguma credibilidade para o movimento, hoje com muito pouca gente que possa ser, de fato, definida como “estudantes secundaristas”. Porém, o resultado é uma perda ainda maior de credibilidade. As supostas “secundaristas” escolhidos como portavozes não têm nenhum capacidade para se expressar com objetividade e, o que é pior, carecem de argumentos.
Simples: veja o vídeo, leitor, e conclua por si mesmo.