segunda-feira , 29 abril 2024
Imprensa

Afonso Lopes: “A verdade é que o protesto contra as OSs nas escolas estaduais atende a inconfessáveis interesses políticos e partidários”

O veterano comentarista político Afonso Lopes avalia, em artigo no Jornal Opção deste domingo, que o “protesto” contra as organizações sociais na gestão compartilhada das escolas estaduais já atingiu os seus objetivos, ou seja, “OK, eles deram o recado deles. Foi feito o alerta que julgaram conveniente que fosse feito. É um gesto abrigado plenamente dentro do estado democrático. Mas o limite é exatamente esse, e infelizmente esse limite foi rompido. O que está se vendo não são manifestações democráticas, mas a truculência da opinião contrária”.

Afonso Lopes acredita que está cada vez mais claro que “o maior interesse na geração de tumultos em escolas e na própria sede estadual da Secretaria de Educação tenha como única motivação inconfessáveis interesses políticos. O objetivo é questionar o governo por ter interesses, inclusive partidários, contrariados. É a velha e surrada questão brasileira do ‘quanto pior, melhor’. É uma guerra cega, que não olha para a possibilidade de melhorar o acesso à educação pública por uma parcela da população que tanto necessita dela”.

O jornalista ressalta que o Governo do Estado tem todo o direito de tentar um novo caminho na Educação em Goiás, uma vez que o atual sistema de ensino é comprovadamente insatisfatório e representa, principalmente, um grande desperdício de recursos. E arremata: “Diante da experiência exitosa das organizações sociais nos hospitais, por que não se deve tentar uma solução semelhante na educação pública? Esse é o ponto. A formatação da OS na educação não é exatamente igual à de uma OS da saúde, mas precisa atingir o mesmo objetivo: melhorar o desempenho que se obtém na escola”.

Artigos relacionados

Imprensa

Imperdível: Messias da Gente entrevista Ministra Cármen Lúcia na TV Cultura de Brasília

O jornalista Messias da Gente, TV Cultura/DF, gravou uma entrevista especial para...

Imprensa

Cileide Alves aponta característica autoritária de Caiado no O Popular. Parabéns, ótimo artigo

A jornalista Cileide Alves escreveu um belo artigo neste sábado (25) no...

Imprensa

Moraes prepara pedido de prisão de Bolsonaro, diz site

Segundo informações do site Metrópoles, pessoas que trabalharam com Bolsonaro e que...

Imprensa

Site do ‘zero ou dez’ com Carlinhos do Esporte da Terra FM cumpre como poucos vereadores o papel de fiscalização na capital

Carlinhos do Esporte (Terra/FM) é atuante no blog https://carlinhosdoesportebairros.com.br e cumpre um...