Em ampla análise, o Jornal Opção online submete a vantagem de Iris Rezende e Delegado Waldir nas pesquisas com vistas às eleições para prefeito de Goiânia – Iris estaria em 1º e Waldir em 2º lugares.
“Há indícios de que, na eleição deste ano, os eleitores vão apostar na renovação e em métodos modernos de gestão. Aqueles que se apresentarem seriamente, que evitarem o discurso populista, messiânico — que não disserem que vão resolver os principais problemas da cidade em seis meses —, e que passarem a imagem de credibilidade certamente serão mais bem avaliados pelos eleitores”, avalia o Jornal Opção, prevendo um cenário eleitoral negativo para Iris e Waldir: “Os populistas estão em baixa. Se perceberem que os discursos deles são meramente eleitoreiros — inclusive sem avaliar o orçamento mensal e anual da prefeitura —, os eleitores podem abandoná-los durante a campanha. Exemplo: os eleitores levam a sério um candidato a prefeito de uma cidade, mesmo que seja uma capital, que afirma que vai resolver o problema da segurança pública? Não acreditam e não o levam a sério”.
Segundo a análise, pode acontecer até mesmo uma surpresa: Iris e Waldir fora do 2º turno, que seria disputado por candidatos com propostas técnicas e antenadas. Ou então apenas um deloes – Iris ou Waldir – no 2º turno: “Há quem acredite, com certa ingenuidade, que Iris Rezende e Waldir Delegado Soares são imbatíveis. Pode até ser que cheguem ao 2º turno. Mas dificilmente os eleitores votam em 2 políticos com os mesmos perfis — populistas — para a etapa seguinte da disputa. A tendência — repita-se: tendência — é que um deles fique no meio do caminho, cada vez mais para trás, abrindo espaço para um candidato modernizador, com discurso mais técnico, enfrentar um dos populistas”.