sexta-feira , 6 março 2026
Goiânia

Caos nos Cais: prefeitura de Goiânia perde quase 300 profissionais de Saúde em cinco anos por oferecer más condições de trabalho

Ainda não chegamos ao fundo do poço quando o assunto é saúde pública em Goiânia. Reportagem publicada pelo jornal O Popular mostra que já chega a 15% a evasão de profissionais de saúde dos quadros do município desde 2011 porque a prefeitura não investe não oferece boas condições de trabalho para estes médicos, enfermeiros e técnicos. O déficit de médicos nas escalas de plantão já chega a 63.

“Quase 40% dos médicos da Secretaria Municipal de Saúde não são efetivos, o que aumenta o risco de desfalque nas escalas. Eles recebem por plantão e a série de problemas pode levar mais profissionais a parar de trabalhar a qualquer momento. A infraestrutura inadequada é outro agravante. Com vidros quebrados, paredes com tintas descascadas e infiltrações, unidades de Centro de Atendimento Integrado à Saúde (Cais) obrigam pacientes de emergência a se virar para conseguirem o primeiro atendimento. Faltam maqueiros”, relata a reportagem.

O Popular diz também que a espera por um atendimento eletivo (que não é considerado caso de urgência) pode durar até quatro meses, no caso de a consulta ser com um endocrinologista. Para marcar horário com oftalmologista, a demora pode ser de três meses. “Em vez de ter garantido o direito à saúde, eles sofrem na longa fila de martírio”, completa o texto.

Artigos relacionados

Goiânia

Homem vai parar no xilindró após tentar tomar arma de agente da PRF na Rodoviária de Goiânia

Flagrante Um homem foi parar no xilindró na manhã desta sexta-feira (6)...

Goiânia

Sem licitação: Vereadora Kátia vai ao TCM contra contrato de R$ 22 milhões da Prefeitura de Goiânia para serviços de engenharia

Possíveis irregularidades A vereadora Kátia Maria apresentou representação ao Tribunal de Contas...

Goiânia

Policial militar morre após se envolver em acidente de trânsito em Goiânia

Perda A sargento da PM, Flávia Rosa Campos, de 49 anos, morreu...

Goiânia

Goiás violento: jovem é brutalmente agredida na saída de boate em Goiânia

Agressões Uma mulher de 29 anos foi agredida na madrugada de domingo...