quarta-feira , 8 maio 2024
Nacional

Samba do avião: Meirelles usa “segurança” como desculpa para usar jatinho da FAB nos finais de semana

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, tem alegado motivo de “segurança” para solicitar aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) em deslocamentos de finais de semana. A informação é do jornalista Murilo Ramos e foi publicada no site da revista Época.

No dia 8 de julho (sexta-feira), por exemplo, Meirelles viajou de Brasília para São Paulo num avião do governo. No dia 3 (domingo), voltou a Brasíla após viagem ao Rio de Janeiro no dia 1º (sexta-feira). Tanto a ida quanto a volta do Rio de Janeiro foram realizadas em aeronaves da FAB. Em 24 de junho (sexta-feira), Meirelles também usou uma aeronave da FAB para se deslocar até São Paulo, mais uma vez alegando “segurança”.

Recentemente, o governo proibiu a presidente afastada, Dilma Rousseff, de realizar deslocamentos em aviões da FAB que não estivessem na rota Brasília-Porto Alegre.

Em 2015, Dilma restringiu o uso de aviões como medida de contenção de despesas. Havia uma farra no uso das aeronaves, principalmente nos finais de semana. Pela regra atual, apenas os chefes de Poderes podem usar os aviões em deslocamentos para suas residências nos finais de semana.

Artigos relacionados