“Beira o absurdo a ideia de que, para resolver o problema da criminalidade, basta patrocinar o armamento da população”. Assim começa o artigo do deputado federal Thiago Peixoto (PSD) publicado no jornal O Popular desta terça-feira. No artigo, Thiago critica a proposta de criação do Bolsa Arma Municipal, apresentada pelo deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Goiânia Major Araújo (PRP).
“‘Tome essa pistola e vá se defender’ é a lógica explícita do projeto. Ou seja, combater a violência com mais violência, em um faroeste moderno”, afirma Thiago. Para o deputado, a surpresa maior não é a ideia em si, mas a adesão a ela, uma vez que enquete realizada pelo site do O Popular mostrou que 45% são a favor. O projeto prevê que cada cidadão tenha subsídio de R$ 1 mil para comprar sua própria arma.
O parlamentar diz que a crise de segurança vivida em quase todas cidades brasileiras deixa claro que estamos diante de um sistema falido, mas que nada disso dá o direito a ninguém de surfar no fracasso do tema, “propondo ações absurdas que iludam as pessoas, vendendo falsas expectativas”.
“Ou será que uma arma é capaz de conferir segurança a alguém que mal saiba manuseá-la? Será que essa é a melhor forma de contribuir com a segurança? É dando ajuda financeira para um cidadão se armar, à moda de um justiceiro de história em quadrinhos, que se faz uma política de combate à violência?”, completa Thiago.