A jornalista Fabiana Pulcineli afirmou na última quarta-feira, na rádio CBN, que os candidatos a prefeito de Goiânia têm resvalado no populismo raso e barato quando tratam de propostas para Segurança Pública na Capital. “Não é dando respostas assim que a prefeitura vai ajudar o Estado no combate à criminalidade”.
Na opinião de Fabiana, que diz ter discutido o tema com especialistas, os candidatos pecam ao prometer atuação firme da Guarda Municipal na repressão ao crime – o que por lei é atribuição do Estado. “O cobertor é curto. Se você tirar recursos para investir no que não é atribuição da prefeitura, vai faltar dinheiro para investir no que é”.
Fabiana diz que o caminho é planejar ações para executar bem as tarefas que são de responsabilidade do municípios e que ajudam na prevenção, como a troca de lâmpadas queimadas nos postes, a manutenção de espaços públicos, políticas de Educação, assistência social e apoio aos usuários de drogas, por exemplo.
“A gente precisa aprofundar o debate sobre isso em vez de dar respostas rápidas, muitas vezes populistas. Os candidatos tem a obrigação de explicar qual é a atribuição da prefeitura. Para isso, não é preciso criar Secretaria de Segurança”, diz Fabiana.
Ouça aqui o comentário completo da jornalista.