Na opinião da jornalista Cileide Alves, ex-editora-chefe do jornal O Popular, a pesquisa Serpes/O Popular divulgada neste domingo confirma pelo menos quatro importantes tendências que se desenhavam na disputa eleitoral em Goiânia. A primeira e mais importante delas é a de que haverá segundo turno.
Esta conclusão deriva da análise de outras três linhas do gráfico da pesquisa. Uma delas mostra que a candidatura de Vanderlan Cardoso (PSB) está em franco crescimento. Avançou quatro pontos na comparação com o levantamento anterior realizado pelo instituto. O empresário é a grande novidade do cenário eleitoral.
Em outro ponto do gráfico, nota-se a redução significativa dos percentuais de intenção de voto do delegado Waldir (PR), que começou a campanha com pouco mais de 20% e agora tem aproximadamente 12%. “Não resta dúvida que Vanderlan passou Waldir e se essa tendência se mantiver o candidato do PSB está no segundo turno”, diz Cileide.
Por fim, o quarto ponto que a jornalista destaca na pesquisa é a estagnação de Iris, que não consegue ultrapassar a marca dos 37%.
“Apesar de estável, a diferença entre Iris e os demais indica que haverá segundo turno em Goiânia, dúvida que havia há uma semana. Isso porque as intenções de voto do peemedebista permanecem estáveis há três rodadas da pesquisa, enquanto a curva de Vanderlan é ascendente. Portanto, é possível afirmar que se a eleição fosse hoje haveria segundo turno”, completa Cileide.
Clique aqui para ler a análise na íntegra, publicada no site Diário de Goiás.