A juíza eleitoral Vânia Jorge da Silva determinou, em decisão da última quinta-feira, 22, a retirada do ar de propagandas com relatos falsos de supostos eleitores de Senador Canedo contra o candidato do PSB Vanderlan Cardoso. Caso não seja retirada do ar, a coligação Vida e Paz, de Adriana Accorsi, pode ser multada e perder minutos no horário eleitoral gratuito.
Na decisão, a juíza demonstra que as propagandas foram feitas e veiculadas com o único intuito de difamar Vanderlan Cardoso. As peças simulam entrevistas com supostos moradores de Senador Canedo, que na verdade são atores contratados, para chamar o candidato de “mentiroso” e “incompetente”.
A juíza diz que o conteúdo faz “insinuações contra a gestão do candidato sem nenhuma prova contundente” e manda retirar o conteúdo do ar imediatamente.
A decisão da Justiça mostra ainda que a propaganda “foge e muito das críticas de gestão”, com xingamentos de “ditador” e “coronel” somente para induzir negativamente o eleitor goianiense. A baixaria é mais um sinal do desespero do PT diante do avanço de Vanderlan nas pesquisas de intenção de votos.
Pesquisas
Mesmo com a pancadaria dos adversários, as últimas pesquisas confirmam que Vanderlan é o mais candidato que cresce na preferência do eleitor goianiense e com chances de vencer o PMDB, que aliado ao PT, governou Goiânia pelos últimos 16 anos. Levantamento do Grupom, divulgado quinta-feira, 22, mostra que Iris Rezende caiu 2,1% nas intenções de voto, enquanto Vanderlan subiu 12,2%.
O desespero é também ligado ao fato de que Vanderlan é o candidato que sofre menor rejeição do eleitor goianiense.