terça-feira , 10 março 2026
EleiçõesGoiânia

Aos 83 anos, Goiânia vive dilema de escolher entre dois candidatos a prefeito com estilos opostos

Nesta segunda-feira, dia em que Goiânia completa 83 anos, abre-se contagem regressiva para eleição do próximo prefeito da Capital, que acontece em 30 de outubro. A disputa mais acirrada dos últimos tempos opõe dois modos opostos de fazer política: o populismo messiânico de Iris Rezende (PMDB) e o estilo técnico e quase empresarial de Vanderlan Cardoso (PSB).

Há duas semanas, o meio político dava como certa a virada de Vanderlan sobre Iris. O instituto Veritá chegou a apontar o candidato do PSB meio ponto à frente do ex-governador. Foi quando, num ato de coragem, Iris abriu a artilharia contra o adversário. A investida teve eficiência inédita. Em todas as outras ocasiões em que Iris partiu para a pancadaria, caiu nas pesquisas. Desta vez subiu. Pesquisa Serpes/O Popular deste domingo mostra Iris 13 pontos à frente.

À exceção do fato de ter aprendido a bater em uma eleição, Iris continua o mesmo de sempre. Nas últimas semana, fez propostas tão absurdas quanto a de revolucionar o transporte coletivo de Goiânia em seis meses, feita na eleição de 2004. Desta vez, Iris garante que vai melhorar o serviço de ônibus “imediatamente”, consertar a prefeitura em 60 dias e zerar o deficit de vagas nos CMEIs. Propostas muito difíceis de cumprir, mas que seduzem o eleitorado.

Vanderlan assiste inerte aos ataques de Iris. É reticente nos momentos em que trata do apoio do governador Marconi Perillo (PSDB), o que incomoda o eleitor – que espera posições firmes do seu candidato. É brando ao falar das incoerências de Iris, que são muitas, e não joga a luz devida sobre o vice da chapa do PMDB, Major Araújo, que a julgar pela trajetória política de Iris tem grandes chances de herdar a prefeitura.

Iris hoje é o favorito, mas a eleição não está decidida. São seis dias até o reencontro com as urnas, em que a população renovará apostas para o futuro. Dois estilos de gestão estão em jogo. Resta saber se Goiânia optará por um candidato que, apesar de experiente, não se modernizou; ou um candidato que ainda precisa mostrar a que veio, a despeito do discurso firme e consistente.

Artigos relacionados

Goiânia

Homem vai parar no xilindró após tentar tomar arma de agente da PRF na Rodoviária de Goiânia

Flagrante Um homem foi parar no xilindró na manhã desta sexta-feira (6)...

Goiânia

Sem licitação: Vereadora Kátia vai ao TCM contra contrato de R$ 22 milhões da Prefeitura de Goiânia para serviços de engenharia

Possíveis irregularidades A vereadora Kátia Maria apresentou representação ao Tribunal de Contas...

Goiânia

Policial militar morre após se envolver em acidente de trânsito em Goiânia

Perda A sargento da PM, Flávia Rosa Campos, de 49 anos, morreu...

Goiânia

Goiás violento: jovem é brutalmente agredida na saída de boate em Goiânia

Agressões Uma mulher de 29 anos foi agredida na madrugada de domingo...