quarta-feira , 24 abril 2024
EleiçõesNacional

Declaração de Marconi em favor das prévias no PSDB para 2018 é destaque na imprensa nacional

A posição favorável do governador Marconi Perillo à realização de prévias no PSDB para a escolha do candidato do partido para a disputa pela Presidência da República em 2018 é destaque nas edições impressas e nos sites de jornais nacionais. O Globo, do Rio de Janeiro, e o Correio Braziliense, de Brasília, destacaram nesta quarta-feira (2/11) as ponderações de Marconi sobre a realização de primárias. Informam ainda que o próprio governador manifesta seu interesse de concorrer nas prévias presidenciais.

Marconi afirma que as primárias tucanas são o melhor instrumento partidário para a escolha do candidato a presidente, já que o PSDB tem diversos quadros preparados para postular e liderar o partido na corrida para o Palácio do Planalto. “Em conversa com O GLOBO, Perillo defendeu que seja deflagrada a discussão para a instituição das prévias previstas no estatuto do partido”, informa o Globo em sua edição impressa, em texto também publicado em seu portal, em reportagem assinada pela jornalista Maria Lima.

A edição impressa do Correio Braziliense destaca a posição do governador, reproduzindo entrevista que Marconi concedeu ao CB.Poder, da TV Brasília, veículo do grupo, afirmando que ele “tem a pretensão de concorrer às prévias”. “Defendo intransigentemente que o PSDB tenha prévias. Mais adiante, vou analisar se entro ou não entro. Se for candidato, não descarto a possibilidade”, afirmou Marconi na entrevista.

O jornal O Globo destaca ainda que “em meio ao acirramento da disputa entre o presidente do PSDB, Aécio Neves, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pelo direito de ser o candidato tucano à Presidência em 2018, o governador de Goiás, Marconi Perillo, deixou claro ontem que também quer ser incluído nessa lista”. O diário carioca afirma que “o governador de Goiás sustenta que o assunto comece a ser amadurecido nos debates para escolha dos novos líderes na Câmara e Senado, marcada para o fim deste ano, e prossiga durante a escolha do candidato a presidir a Câmara e na eleição da nova Executiva do partido, ano que vem.

“Pode ser que, na eleição de 2018, dada a expectativa concreta de vitória do PSDB, mais quadros queiram colocar seus nomes para a disputa da candidatura”, afirmou Marconi na entrevista a O Globo. “Já temos ótimos quadros, com muita experiência, o governador Geraldo Alckmin, o Aécio, o José Serra. Já falaram no senador Tasso Jereissatti e outros. E, se tiver prévias, vou avaliar colocar meu nome”, afirmou ainda o governador em trecho reproduzido pelo jornal.

Marconi pontuou ainda que será fundamental ao candidato tucana à presidência não fugir de debates “nevrálgicos”, como as reformas da Previdência, Trabalhista, Tributária, a gestão compartilhada com Organizações Sociais (OSs), as Parcerias Público-Privadas. Disse também que é preciso aos representantes políticos levarem a sério a discussão sobre a redução da quantidade de partidos políticos no país.

“Nós temos um problema no Brasil hoje, que é o número exagerado de partidos. Todos com fundo partidário, a maioria com representação na Câmara ou no Senado. Isso acaba reduzindo muito o valor e a importância dos partidos e os torna extremamente vulneráveis. À medida que tivermos uma cláusula de desempenho e uma restrição maior a essa proliferação de partidos com certeza a decisão interna e orgânica dentro dos partidos vai prevalecer”, disse Marconi na entrevista ao CB.Poder.

Marconi já havia defendido as prévias tucanas durante entrevista coletiva e em bate-papo com internautas, na última segunda-feira, e em entrevista às emissoras de rádio de Anápolis, durante encontro com os jornalistas do município em Pirenópolis. Em todas as ocasiões, o governador citou o exemplo da realização de primárias em Goiás e em São Paulo para a definição das candidaturas do PSDB a prefeito.

Artigos relacionados