domingo , 12 janeiro 2025
Goiânia

Codese é exemplo de como matar uma boa ideia: empresários capitulam diante de Iris em vez de manter independência para cobrá-lo

Em julho de 2015 nasceu uma boa ideia: 14 entidades que representam o setor empresarial se uniram para redigir um documento com propostas que, se levadas a cabo pela prefeitura, podem transformar Goiânia em uma das dez cidades com melhor qualidade de vida no Brasil em 2033, ano do centenário da Capital.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codese) começou bem. Formulou o protocolo de boas intenções com o suporte da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e exigiu dos pré-candidatos a prefeito que se comprometessem com as medidas. Todos, inclusive Iris Rezende (PMDB), subscreveram o texto. Mas quando havia chegado o momento de cobrar a promessa do prefeito eleito, os empresários capitularam e cederam aos “encantos” do velho cacique. O Codese ruiu.

Numa solenidade constrangedora, ocorrida na última segunda-feira, o conselho homenageou Iris e o nomeou presidente de honra do colegiado, hoje formado por 21 entidades de classe. O ato simboliza o completo agachamento do Codese às vontades de Iris. Em vez de manterem a independência para cobrá-lo, os empresários optaram pelo descanso à sombra do poder. A missão de batalhar pelo futuro da Capital foi adiada. Quem sabe as próximas gerações consigam se comportar melhor.

Mais uma boa ideia que escorreu pelo ralo.

Artigos relacionados

Goiânia

Aoh Goiânia! CCJ da Câmara Municipal aprova emenda jabuti que garante bônus de R$ 6 mil para vereadores

Bônus generoso A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câmara...

Goiânia

Justiça suspende greve dos médicos que aconteceria em Goiânia nesta segunda-feira

Suspensão O Tribunal de Justiça de Goiás determinou a suspensão da greve...

Goiânia

Família denuncia que vendedora morreu à espera de UTI em Goiânia

Rede pública A família de Katiane de Araújo Silva, de 36 anos,...