sexta-feira , 29 março 2024
Nacional

Fiasco da gestão econômica do governo Temer, com medidas tímidas até agora, joga no chão uma lenda viva: o goiano Henrique Meirelles

De alguns dias para cá, irrompeu no noticiário político e econômico do país uma série de reportagens mostrando que a gestão econômica do governo Temer caracteriza um fiasco, até agora, por não conseguir sequer timidamente reverter a recessão e reiniciar o ciclo de crescimento.

No centro das críticas, uma lenda viva: o goiano Henrique Meirelles, tido ao ser chamado para o Ministério da Fazenda pelo presidente Michel Temer como um técnico altamente preparado para os desafios da economia, talvez o melhor disponível no Brasil naquele momento.

Mas bastaram poucos meses de atuação para que Meirelles desse com os burros n’água. Não só a economia não deu o menor sinal de reativação, como os indicadores para o crescimento do PIB em 2017 foram sendo avaliados cada vez mais depressivamente. Hoje, são estimados em no máximo 0,9% e isso se fatores internacionais oferecerem a sua incerta colaboração.

As críticas a Meirelles são mais fortes dentro do próprio governo federal. Temer, se a economia não der sinais de reação, pode não durar no cargo e levar o Congresso a determinar uma nova eleição, direta ou indireta, para escolher um novo presidente.

Pior: Meirelles não se mexe.

Artigos relacionados