A promotora eleitoral Fabiana Lemes Zamalloa ganhou a oportunidade de discursar na cerimônia de diplomação dos eleitos nas últimas eleições, realizada ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral no centro de eventos do campus da UFG.
Depois dos tradicionais elogios à democracia e de alguns conselhos para que os diplomandos se portem bem nos seus cargos, Zamalloa enveredou pela defesa das 10 Medidas Contra a Corrupção – projeto que foi desfigurado pela Câmara Federal e transformado em um petardo punitivo aos juízes e promotores que cometam deslizes em suas funções.
Um dos deputados que votaram e ajudaram a modificar as 10 Medidas foi Daniel Vilela, do PMDB goiano, que estava na cerimônia de diplomação, sentou-se na mesa de autoridades praticamente ao lado da promotora (só o seu pai, Maguito Vilela, ficou entre os dois) e ouviu tenso o discurso da representante do Ministério Público.
Mas Zamalloa foi educada. Apenas defendeu o projeto original, sem fazer nenhuma acusação aos deputados federais, para alívio de Daniel Vilela.