sexta-feira , 29 março 2024
GoiásImprensa

Em artigo, Valéria Perillo anuncia abertura de mais 10 mil novas inscrições para o programa Bolsa Universitária

Em artigo publicado na edição desta terça-feira, do jornal O Popular – Pacto com o Futuro – a primeira-dama do Estado e presidente de Honra da OVG, Valéria Perillo, informa como será o processo de inclusão de 4 mil novos estudantes no Programa Bolsa Universitária e abertura de mais 10 mil novas inscrições. Valéria destaca que a adesão ocorre após seleção baseada em critérios rigorosos para assegurar o benefício a pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Com os novos bolsistas, enfatiza, serão 170 mil estudantes beneficiados desde a criação do programa, em 1999. A primeira-dama adianta que esta semana serão abertas as inscrições para mais 10 mil alunos, “marca expressiva de um trabalho do Governo de Goiás, por meio da OVG”.

Em relação às contrapartidas, Valéria Perillo esclarece que são 1,2 mil entidades cadastradas, onde o aluno deverá prestar serviço na sua área de formação. “Não se trata só de uma retribuição, mas também de uma preocupação em preparar o aluno para o mercado de trabalho”, argumenta a primeira-dama, ressaltando que o desemprego é hoje um dos problemas mais graves do País, apesar da situação de Goiás, segundo dados do Ministério do Trabalho, ser bem melhor do que a dos outros estados da Federação, porque foi o que mais gerou empregos em 2016.

O aluno pode optar por uma ação comunitária, como a doação de sangue, nos 11 bancos de sangue cadastrados no programa. O programa reconhece também o mérito. Valéria Perillo destaca que, para garantir a bolsa integral, é preciso que o aluno tenha um bom desempenho acadêmico, enquanto a bolsa parcial é proporcional à nota do aluno, “o que se torna incentivo aos estudos”.

“O acesso ao ensino superior é conquista festejada pelas famílias e em efusivas manifestações de jovens nas ruas e parques”, escreve ela, acrescentando que “ninguém contesta o valor do ensino para transformar destinos individuais e coletivos”. Valéria Perillo conclui o artigo citando o saudoso líder sul-africano Nelson Mandela: “A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”