sexta-feira , 16 maio 2025
GoiâniaImprensa

“Eu centralizo tudo”, diz Iris a O Popular. Em um mundo marcado pela inovação, pelo trânsito acelerado das informações e pelas modernas ferramentas de gestão, essa é a pior forma de administração

O jornal O Popular analisa, nesta segunda-feira, o ritmo lento da Prefeitura de Goiânia sob Iris Rezende e a resistência do prefeito em promover cortes e mudanças na pesada máquina administrativa herdada de Paulo Garcia e a persistência dos problemas herdados da administração de Paulo Garcia.

Ouvido, o próprio Iris não deu a menor: “Eu centralizo tudo”, disse, adicionando um toque de arrogância a uma atitude que nada mais é do que a caracterização do atraso e de uma cabeça que vive no passado.

Ao centralizar “tudo”, Iris abre mão do que existe de melhor nos tempos de hoje: a inovação, o trânsito acelerado do conhecimento e as modernas ferramentas de gestão. A administração municipal de Goiânia não é mais acanhada como na década de 60, quando se resumia a um prédio e a uma garagem, e se tornou uma grande estrutura com milhares e milhares de funcionários e unidades esparramadas por toda a cidade.

É fácil constatar que o novo prefeito segue na contramão da tendência nacional de cortes e enxugamento administrativo que tem sido a prioridade dos gestores empossados neste ano. O que pode ser feito em uma semana, como a retomada da coleta de lixo e a melhoria do atendimento nos postos municipais de saúde, vai demorar meses, sob o ritmo lento que Iris vem mostrando.

A centralização é uma das piores formas de administração. Gestores centralizadores são pessoas que concentram problemas e, no final das contas, apenas evidenciam a sua incapacidade para gerenciar órgãos públicos.

Artigos relacionados

Goiânia

Jovem assassinada em distribuidora de bebidas em Goiânia deixou filha de 4 anos

Tristeza A jovem Ellen Cristina Caetano, de 19 anos, que foi assassinada...

Goiânia

Motorista bêbado atropela e mata idosa que varria calçada em Goiânia

Irresponsabilidade Um motorista bêbado atropelou e matou uma idosa de 73 anos,...

Goiânia

Goiás violento: idoso mata ex-esposa dentro de atacadista em Goiânia

Feminicídio Um idoso de 62 anos matou a ex-esposa dentro de um...